Skip to content

0800 Anatel: Saiba Agora Mesmo!





Através do 0800 da Anatel, é possível fazer reclamações sobre serviços de telecomunicações.

No Brasil os serviços de telecomunicações, como telefonia fixa e móvel, tv por assinatura e banda larga, estão entre os primeiros nos rankings de reclamações.

E não é à toa, afinal a qualidade dos serviços de algumas operadoras deixa muito a desejar.

Para tornar o processo de reclamações e buscar uma solução mais eficiente para os problemas dos consumidores, existe a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).




No artigo de hoje, vamos falar mais sobre como você pode fazer uma reclamação de maneira simples,  através do número de telefone da anatel 0800. Acompanhe!


0800 da Anatel

Continue acompanhando essa leitura, e esclareça todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Qual O Número 0800 Da Anatel?





 O 0800 da Anatel, passou por uma reformulação nos últimos anos. Agora caso você precise registrar uma reclamação, a respeito de problemas com  os serviços prestados.

Seja da sua operadora de celular, de telefone fixo, de internet banda larga e de tv por assinatura. Deve ligar no seguinte telefone:

  • Telefone Anatel: 1331

Vale ressaltar, que as ligações para a central de atendimento da Anatel são gratuitas. E podem ser feitas de segunda a sexta-feira (apenas em dias úteis), das 8h às 20 h.

Atendimento em casos específicos

Para pessoas com deficiência auditiva ou de fala, é possível entrar em contato com a operadora de telefonia móvel ou fixa e solicitar o atendimento por meio de chamada de vídeo, para a Anatel. Por meio da central de Intermediação de Comunicação (CIC).

No portal da Anatel, é possível receber mais informações sobre o processo de chamada através do CIC. (http://www.anatel.gov.br/consumidor/perguntas-frequentes?view=faq&catid=8).

Reclamação No 0800 Da Anatel, Veja O Passo A Passo!





 Para fazer uma reclamação através do 0800, atual telefone 1331 da Anatel, é necessário seguir os seguintes passos:

0800 da Anatel

  • 1º Passo: Entre em contato diretamente com a operadora, a fim de fazer a reclamação formal e anote o número do protocolo.
  • 2º Passo: Sua reclamação não foi solucionada? Entre em contato através do telefone da Anatel para reclamações 0800, atual número 1331. E peça abertura da sua reclamação junto a Anatel. A Anatel irá fornecer mais um número de protocolo. Procure também anotá-lo, pois será útil para ocasiões futuras.
  • 3º Passo: Acompanhe a resposta ou solução da empresa, no prazo de 5 dias úteis, onde a Anatel irá entrar em contato com a operadora. Caso ainda não tenha sido solucionado a Anatel, dará mais informações sobre como proceder.

O Que Faz A Empresa Anatel?




 A Anatel é uma agência reguladora, dos serviços de telecomunicações no Brasil, vinculada ao governo Federal.  Além de ajudar a mediar os problemas entre consumidores e empresas, a agência também tem a responsabilidade de fiscalizar os serviços oferecidos pelas operadoras.

E controlar as cobranças de tarifas, aplicar sanções, entre outras responsabilidades.

Quais As Outras Formas De Contato Com A Anatel?

A agência também oferece outros canais de contato, para a a população. Entre eles estão:

  • O site da Anatel: Basta fazer o cadastro e registrar a sua reclamação. (https://sistemas.anatel.gov.br/sis/cadastrosimplificado/pages/acesso/login.xhtml?i=0&codSistema=649).
  • Aplicativo “Anatel Consumidor”: Que está disponível para download em aparelhos com sistema IOS, Android e Windows Phone.

(http://www.anatel.gov.br/consumidor/canais-de-atendimento/aplicativo)

  • Atendimento presencial: A Anatel também disponibiliza em todas as capitais brasileiras, uma sala do consumidor. Onde é possível registrar as reclamações.

(http://www.anatel.gov.br/consumidor/canais-de-atendimento/presencial)

Agora que você conhece mais, a respeito do telefone 0800 da Anatel. Acompanhe também os outros artigos em nosso blog 0800 Website e veja mais informações no vídeo: